top of page

Propriedades e Deteção

 

 

O isómero alfa existe na proporção de 5% da quantidade total de ODAP, mas aquecimento e armazenamento a pH neutro, leva a transformação do isómero beta a alfa.

Sendo o β-ODAP um aminoácido, este tem propriedades anfotéricas, isto é, dependendo do ph do meio este pode apresentar-se carregado negativa ou positivamente.

Por ser um aminoácido, pode ser detetado através da reação com a ninidrina (reação com os grupos amina dos aminoácidos), que forma um composto de coloração púrpura, e pode ser usada também para estimar a sua quantidade.

 

Uma das técnicas mais comuns para a sua quantificação consiste na extração dos dois isómeros do ODAP, seguida da quantificação do DAP. Para separação dos isómeros, utiliza-se um método eletroforético. [5]

 

β-ODAP

Ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Baptista Duarte, nº 201006556, Fernando Luís Gouveia Brandão da Silva, nº 201002338, Ricardo Miguel da Silva Oliveira, nº 201003599, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmam que NÃO incorreram em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaram que todas as frases que retiraram de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

Laboratório de Toxicologia

Departamento de Ciências Biológicas

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal

 

Página na web do Laboratório de Toxicologia

bottom of page