top of page

Neurolatirismo

 

O Neurolatirismo é uma doença dos neurónios motores não pogressiva que origina uma deficiência motora para o resto da vida, mostrando paraparesia limitada às extremidades inferiores na maioria dos casos [4].

 

Esta patologia está associada à ingestão de chícharo, o fruto da planta Lathyrus sativus. Nos anos sessenta, foi descoberta a substância responsável por tais sintomas, o ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico, um amino ácido neurotóxico [4].

 

Alguns surtos de neurolatirismo deveram-se a escassez de alimento, já que o Lathyrus sativus é uma planta que consegue sobreviver a condições extremas, como escassez de água e temperaturas elevadas [4].

 

Epidemias de neurolatirismos datas [5]:

 

- Espanha, Guerra Civil (1936-1939)

- China

- Bangladesh
- India (1970s)

- Etiópia (1970s/ 1990s)

β-ODAP

Ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Baptista Duarte, nº 201006556, Fernando Luís Gouveia Brandão da Silva, nº 201002338, Ricardo Miguel da Silva Oliveira, nº 201003599, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmam que NÃO incorreram em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaram que todas as frases que retiraram de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

Laboratório de Toxicologia

Departamento de Ciências Biológicas

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal

 

Página na web do Laboratório de Toxicologia

bottom of page