top of page

O que é o β-ODAP?

 

 

O β-ODAP é um aminoácido não proteico, também conhecido como ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico, um análogo do glutamato, agonista dos receptores acido α-Amino-3-hidroxi-5-metil-4-isoxazolepropionico (AMPA). O mecanismo do β-ODAP tem vindo a ser estudado do ponto de vista da excitotoxicidade, uma vez que este é um agonista mais potente para os receptores AMPA do que para os receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) nos neurónios dos vertebrados.

O β-ODAP causa uma excitotoxicidade semelhante a uma série de toxinas naturais como o Cainato, Ácido Iboténico, entre outros. Contudo, não se conhece com precisão quais os receptores/canais e vias responsáveis pela toxicidade do β-ODAP nos neurónios motores. [4]

 

 

β-ODAP

Ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Baptista Duarte, nº 201006556, Fernando Luís Gouveia Brandão da Silva, nº 201002338, Ricardo Miguel da Silva Oliveira, nº 201003599, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmam que NÃO incorreram em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaram que todas as frases que retiraram de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

Laboratório de Toxicologia

Departamento de Ciências Biológicas

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal

 

Página na web do Laboratório de Toxicologia

bottom of page