top of page

β-ODAP

 

Um problema negligenciado

O neurolatirismo é provocado pela Lathyrus sativus e está geralmente associado a zonas onde a falta de alimentos é um problema, como é o caso de certas zonas da  India. Isto porque esta planta consegue sobreviver em ambientes secos, chegando mesmo as sementes subterrâneas a sobreviver a incêndios. Pensa-se que a falta de aminoácidos sulfúricos (metionina e cisteína) poderá influenciar o aparecimento desta patologia, uma vez que os sistemas de proteção contra stress oxidativo [1].

 

Geralmente os público mais afetado são agricultores subsistentes, com baixa iliteracia, que consomem a planta em grandes quantidades, de uma forma pouco processada [1]. 

 

Nas sementes da planta foi descoberto nos anos 60 o L-ODAP, que demonstrou a sua toxicidade em vários sistemas in vitro [2]. No entanto, in vivo tem demonstrado resultados que são pouco esclarecedores, já que a sua toxicidade nem sempre é verificada em modelos animais [2]. No entanto, já foi desenvolvido um modelo animal de neurolatirismo que foi desenvolvido por administrações subcutâneas de L-ODAP, que provocaria uma paralesia de certos músculos [3].

β-ODAP

Ácido β-N-oxalil-L-α,β-diaminopropriónico

Os autores deste trabalho, Ana Catarina Baptista Duarte, nº 201006556, Fernando Luís Gouveia Brandão da Silva, nº 201002338, Ricardo Miguel da Silva Oliveira, nº 201003599, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaram ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido, confirmam que NÃO incorreram em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaram que todas as frases que retiraram de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

Laboratório de Toxicologia

Departamento de Ciências Biológicas

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal

 

Página na web do Laboratório de Toxicologia

bottom of page